Auto Cad



Fonte: Blog.ForPartner



É inegável que o AutoCAD é um dos softwares mais usados para criar e manipular projetos e desenhos técnicos, tanto por projetistas quanto pelos estudantes de engenharia. O uso dessa ferramenta evolucionou a indústria de projetos, aumentando produtividade dos profissionais e reduzindo drasticamente as chances de erros.

Iremos, hoje, analisar o uso do AutoCAD pelos estudantes de engenharia e avaliar qual a importância desse recurso que se tornou matéria obrigatória na maioria dos cursos de formação desses profissionais nas universidades Brasil afora.


As áreas que o utilizam

Curso de auto cad barato



O AutoCAD pode ser usado tanto na elaboração de desenhos técnicos em 2D, quanto na criação de projetos tridimensionais, em 3D. Empresas de diversos setores utilizam essa ferramenta na implantação de vários processos. Vamos dar uma olhada em alguns deles?

Arquitetura e engenharia civil

Aqui o programa é usado na criação de plantas para simular demonstrações e realizar os mais diversos projetos de construção.


Engenharia mecânica

O AutoCAD serve para desenhar produtos e separá-los em categorias, facilitando o processo de produção de peças e equipamentos para fábricas de diversos setores — como o automotivo, o naval e a construção de máquinas, por exemplo.

Engenharia elétrica

Esse software também é amplamente utilizado por engenheiros eletricistas para o desenho de equipamentos eletrônicos e o planejamento da fiação de prédios e casas, além de facilitar o trabalho em conjunto com arquitetos e engenheiros civis.

Com todas essas funções, AutoCAD também pode ser usado para realizar desenhos e detalhamentos de instalações hidrossanitárias, produzir desenhos cartográficos, analisar croquis e até calcular e definir os custos dos projetos.
Os estudantes de engenharia

Curso de auto cad barato

Hoje são raros os casos em que o profissional desenvolve o projeto completamente à mão. Também já é difícil encontrar profissionais que trabalhem somente com plantas impressas. Com a evolução dos projetos, desenhos manuais e impressos foram substituídos pelo AutoCAD, uma vez que o programa agiliza as alterações nos projetos, como a leitura dos desenhos. Por isso, dominar o AutoCAD é essencial para todo estudante de engenharia que quer, desde cedo, encontrar seu lugar no mercado de trabalho.

As funcionalidades mais usadas





Não há engenheiro que não precise ser especialista em desenho técnico, não é verdade? Pois o uso do AutoCAD facilita a organização dos desenhos, permitindo um maior controle sobre o projeto e auxiliando na gestão de todos os detalhes essenciais para o projetista.

Cálculo estrutural

Essencial para os cursos de engenharia, o AutoCAD é amplamente utilizado para realizar cálculos estruturais de projetos de arquitetura e construção, mecânicos ou até estudos de relevo, usados na engenharia geográfica.

Leitura e interpretação de desenhos

O AutoCAD tem, cada vez mais, desenvolvido ferramentas que facilitam a leitura e a interpretação dos desenhos, tornando-se essencial para sanar dúvidas de interpretação durante a execução e produção de qualquer projeto.
A importância da atualização



Como o CAD desempenha uma atividade intimamente ligada à tecnologia, é essencial que o estudante acompanhe as constantes atualizações e evoluções do programa para não ficar por fora das novidades do mercado de trabalho.

Várias oportunidades surgem a cada dia, fazendo com que constantemente faltem profissionais atualizados no mercado. Por isso, é essencial sempre trabalhar com a última versão do software. As grandes empresas dão preferência a profissionais com experiência de uso de seus sistemas, e é por isso que trabalhar com o AutoCAD já durante a faculdade é meio caminho andado para se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho de projetos.