Qual o valor da mão de obra para fazer um muro de uma casa?



Veja os detalhes da mão de obra e o custo por metro linear e metro quadrado para a construção do muro de uma casa. Baseado em uma construção real e com valores reais.

Um dos itens que mais pesa na construção de uma casa é o custo com a mão de obra, que além de ser difícil de encontrar, quando encontra o custo é alto e onera bastante o montante final que você gasta para construir uma casa qualquer. Um bom exemplo é a construção de um muro, peça fundamental em qualquer terreno para a fatura construção de uma casa.

Eu acabei de fazer a construção do muro em terreno o que pretendo construir uma casa confesso que o valor final na obra ficou um pouco acima do que eu imaginava que o custo da mão de obra certamente foi um dos itens que mais impactou. Inicialmente o pedreiro havia me passado os seguintes valores referente a mão de obra para a construção:

R$ 25,00 por metro quadrado
R$ 15,00 por metro linear

O custo por metro linear é referente ao alicerce e o custo por metro quadrado é construção do muro em si, ou seja, o que vem depois do alicerce. Por que a diferença? Metro linear é o mesmo que em linha, no caso do alicerce conta apenas a construção do comprimento dele, já o muro você considera o comprimento e a altura. No meu caso ficou assim:

Laterais direita e esquerda: 25,5 metros lineares cada um e 10 metros lineares no fundo. A frente não foi murada.

Então ficou assim 61 metros lineares e 122 metros quadrados, já que o muro ficou com uma altura de 2 m/2.

Calculando o custo da mão de obra teremos:
61 x R$ 15,00 = R$ 915,00
122 x R$ 25,00 = R$ 3.050,00

Sem contar o reboco e o chapisco o custo da mão de obra para o muro foi de R$ 40,00 o metro quadrado. Devo admitir que o trabalho ficou excelente e a execução em tempo hábil.
Reboco e chapisco

Como o muro precisou ser chapiscado, já que o reboco vai ficar para o final, houve ainda um custo de R$ 5,00 por metro, embora eu tenha pago apenas a metade, por conta de outro fator.

Dicas:

Antes de contratar um profissional para a construção do muro, peça para ele especificar o que está incluso em termos de mão de obra, pois no meu caso eu ela minha inexperiência imaginei no início que o reboco estivesse incluso no valor do m/2 da mão de obra, mas não está.

Veja outros trabalhos que este profissional tenha feito para assegurar que a qualidade é satisfatória.