Conceitos Iniciais de Orçamento de Obras


 Conceitos Iniciais de Orçamento de Obras


Neste artigo de  orçamento de obras é importante frisar pra vocês que o orçamento depende muito que o leitor se mantenha totalmente atualizado, afinal de contas não existe uma norma ainda que defina com detalhes como deve ser feito um orçamento de obra, então o conhecimento vêm sendo construído ao longo do tempo, portanto para uma atualização constante.



 Muito cuidado ao pesquisar em livros, muito cuidado com a internet, pois tem muita informação obsoleta desatualizada que está aí nas redes de pesquisa, portanto é muito importante se manter atualizado.

 Em orçamento de obra é importante frisar, que é uma preocupação humana há muito tempo, por exemplo, eu não sei se vocês sabe, mas o orçamento de obras ele consta inclusive no texto bíblico Você não está acreditando? Então veja o que diz na bíblica:

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.

Lucas 14:28-30

 Esse versículo de Lucas diz exatamente isso, "que a preocupação com o orçamento de obra tem que ser muito grande, para que evite que a gente comece fazendo investimento e não tenha como finalizar".

 Então a primeira preocupação é exatamente essa, eu vou ter condições de fazer a obra que eu me propus fazer? É por conta disso que vemos em nossas cidades diversas obras abandonadas, diversos elefante branco, as pessoas fazem o  planejamento, fazem uma estimativa de custo que não está correta, começam a executar a obra, e quando está no meio da obra, percebe que precisa de muito mais dinheiro para finalizá-lá e as obras acabam ficando abandonadas.

 Então essa preocupação com o orçamento correto de uma a obra, é uma preocupação que mexe não só com o bolso das pessoas mas também de todo um país, afinal de contas são dos nossos impostos  que saem os valores para executar tais obras.

 É importante também frisar a vocês que, ao contrário do que muitos pensam, o orçamento de obras não é uma coisa 100% precisa, afinal de contas não é um exercício de futurologia, ou seja, estamos tentando antever quais serão os custos uma obra, por isso não tem como ter uma precisão de 100%.

 Os custos prováveis de uma obra, só são obtidos após a conclusão, ou seja, após toda a obra concluída apuraremos quais são os custos. Então o que nós queremos determinar com o orçamento de obras na verdade é uma estimativa dos custos da obra, porque vários e vários fatores podem acontecer no decorrer de uma obra que vão fazer com que até uma estimativa inicial, que o orçamento, não se realize. Por exemplo, uma das coisas que nós vamos ter em relação aos insumos utilizados na obra.

O que são os insumos?


 São os materiais e a mão de obra, que são necessários para que a obra aconteça.

 Então fazemos uma previsão de consumo de insumos que pode não se realizar, além do que, nós também temos a questão dos projetos, que muitas vezes não estão completos e não tem algumas especificações.

 Alguns detalhes nós só vamos definir realmente, quando estivermos na obra. 

outra coisa importante é a produtividade, fazemos o orçamento baseado em uma produtividade estimada.

 O que seria essa produtividade?


É a rapidez com que o nosso trabalhador, nosso pedreiro, armador, carpinteiro, eletricista, consegue executar um serviço. Porém isso também pode haver uma flutuação durante a obra, que pode impactar o nosso orçamento.

 Além disso temos também várias influências externas que podem acontecer antes da obra, e não tem como prevenir e nem como antever.

O que seriam essas influências externas?


 Por exemplo, pode haver uma greve de ônibus, pode haver uma greve dos trabalhadores da construção civil, um acidente na obra, chuvas, etc... então são fatores imprevisíveis, que vão impactar nos custos previstos naquela obra.

 Temos também as distâncias e tipo de transportes efetivamente utilizados. Por isso é tão importante fazer uma visita no local onde será a obra, antes de executar.

 Imagine só fazer um orçamento sem ir ao local da obra, e quando vai começar a execução, descobre que para chegar nesse local, precisa chegar o caminhão com o material e usar carros 4x4 ou, por exemplo, existem cidades no Maranhão  que só chega de barco, então material para chegar lá vai ter um custo muito maior que o que se tinha previsto no orçamento, com certeza haverá um furo.

 Temos também tributos que vão influenciar no valor da obra, e tributos podem ser modificados no decorrer da obra, e isso vai gerar impacto. Por exemplo, uma das coisas que existiam antigamente, a cpmf, hoje ela não existe mais, mas a qualquer momento o governo pode vir e instalar novamente, no momento em que isso acontecer, nós teremos então o impacto no orçamento das obras que nós fizemos.

 Outra coisa que vai influenciar, são os custos indiretos que esta obra terá.

O que são custos indiretos no orçamento de obras?


Um custo indireto é todo aquele custo da obra que não é o serviço. Por exemplo, o canteiro de obras, para executar uma obra, eu preciso do canteiro de obras. Então para o canteiro de obras, vamos fazer uma estimativa de dimensionamento, e no decorrer da obra a estimativa poderá ter algumas alterações, que vão impactar no valor final.

 Além de obter os custos prováveis da execução de uma obra, um orçamento também tem outras finalidades, eu não sei se vocês sabem mas, por exemplo, quando finalizar o orçamento eu consigo verificar nesse orçamento, uma lista completa de materiais e quantidade de materiais que eu vou utilizar durante a obra. É a chamada curva ABC de insumos.

Obteremos também o  índice de acompanhamento. Por exemplo, se eu estimei que um pedreiro fará 10m² de alvenaria por dia, eu preciso utilizar esse dado para, durante a execução conferir isso, porque uma vez que o meu pedreiro não atinja este grau de produtividade, eu terei prejuízo, então esses índices são muito importantes. Inclusive para que você, ao mensurar esses índices na sua obra, nos próximos orçamentos, você começa a utilizar esses índices realmente aferidos no canteiro.

 Outro fruto do orçamento de obras é o dimensionamento de equipes e a geração de cronogramas.



 Só vou conseguir fazer os cronogramas e dimensionar as equipes, com base nos quantitativos e na produtividade que eu utilizei no orçamento de obras.

Análises de Viabilidade


 Por fim nós temos também, as análises de viabilidade que vai servir exatamente para evitar que inicie uma obra ela fique inacabada. Exemplo, eu quero construir a minha casa, e quero construir com 10 quartos, mas antes de eu fazer o projeto executivo e antes de botar o primeiro tijolo, eu preciso saber se terei condições de executar essa casa de 10 quartos. Então ao ver aquele valor, posso chegar à conclusão que não tenho condições de fazer a casa com 10 quartos, então vou adequar aquele projeto as minhas condições financeiras, para evitar que a obra fique inacabada.

 Quem é o orçamentista?


Obviamente, orçamentista é aquele profissional que vai orçar, fazer o orçamento da obra. Ele necessariamente tem que ter um profissional habilitado, preferencialmente um engenheiro ou arquiteto no caso de obra civil.

Para isso é necessário:

 Essa pessoa tem que ter uma competência de leitura e interpretação de projetos. A leitura das peças técnicas é uma ciência que tem que ser dominada pelo orçamentista, além da experiência  de canteiro de obra que também é muito importante.

Experiência de Campo


 Eu não posso fazer um correto orçamento de obras se eu nunca estive em uma obra, então você tem que estagiar, tem que atuar na execução, para que você consiga enxergar coisas acontecendo,  após isso o orçamento da obra fica mais fácil, porque você vai conseguir visualizar melhor as etapas necessárias para que a obra fique pronta, e com isso
computar os custos de todas elas.

Conhecer o Local de execução da Obra (vias de acesso, disponibilidade de insumos)


 O orçamento precisa conhecer o local da obra, e, além de conhecer o local para ver as vias de acesso, também é importante que ele tenha uma noção do planejamento da obra. Afinal de contas, o tempo que vai demorar para ser executada, vai impactar nos custos. Exemplo eu vou mensurar a quantidade de engenheiros ou custo do engenheiro da minha obra. Ora, o custo do engenheiro da minha obra vai defender o tempo que vou empregar esse engenheiro.

 Por isso o orçamento de obras têm que andar de mãos dadas com o planejamento. o orçamento impacta no planejamento, assim como planejamento impacta no orçamento.





Palavras chave:

orçamento de obras, proposta de orçamento de obra word, orçamento de obras grátis, orçamento de obras pdf, orçamento de obras online, planilha de orçamento de obra 2018, orçamento de obra online, orçamento de obra gratis, como preparar orçamento de obras, aplicativo para orçamento de obras, software para orçamento de obras, planilha para orçamento de obras, softwares para orçamento de obras, como fazer orçamento de obras, planejamento e orçamento de obras, programa para orçamento de obras, planejamento e orçamento de obra, como preparar orçamento de obras pdf, orçamento de obras publicas, orçamento de obras curso, orçamento de obra residencial, orçamento de mão de obra hidraulica, orçamento de obras de casas, orçamento de obras em foco pdf, orçamento de uma obra, orçamento de obras livro, orçamento de obra passo a passo, curso orçamento de obras online, o que é orçamento de obras, orçamento de obras passo a passo, orçamento de obras perfeito, como preparar orçamento de obras aldo dorea pdf, como preparar orçamento de obras aldo dorea, planejamento e orçamento de obras pdf, curso orçamento de obras gratis, orçamento de obras civis, orçamento de obras apostila, orçamento de obras planilha no excel gratis, orçamento de obras excel, orçamento de obras em foco download, software orçamento de obras gratis, app para orçamento de obras, orçamento de obras rodoviárias, orçamento de obra como fazer, como fazer orçamento de obras com tabela sinapi, orçamento de obras em foco, planejamento controle e orçamento de obras, orçamento de obras como fazer, software para orçamento de obras gratis, curso orçamento de obras rj, curso de orçamento de obras online gratuito, como elaborar orçamento de obras, orçamento de obras residenciais, curso de orçamento de obras recife 2019, orçamento de obras xls, planilha orçamento de obras gratis, orçamento de obras para concurso, orçamento completo de uma obra, software para orçamento de obras na construção civil gratis, como preparar orçamento de obras aldo dórea mattos pdf, orçamento de obras e cálculo do bdi, orçamento e cronograma de obras, o que é orçamento de obra, orçamento de obras publicas tcu, orçamento de obras bh, orçamento de obras na construção civil, orçamento quantitativo de uma obra, site para orçamento de obras, curso orçamento de obras online gratis, orçamento de uma obra civil, referente ao orçamento de obras é correto afirmar que, planilha de orçamento de obra 2019, questões sobre orçamento de obras, planejamento e orçamento de obras públicas, orçamento de uma obra de construção civil, orçamento de obras o que é, fazer orçamento de obra online, curso orçamento de obras bh, planilha de orçamento de obras e reformas, orçamento de uma obra residencial, software orçamento de obras gratuito, orçamento de obras salvador, orçamento de obras word, orçamento de obra residencial xls, nbr para orçamento de obras, curso orçamento de obras e cálculo do bdi, orçamento de obras sinapi, orçamento de obras passo a passo pdf, o que é curva abc em orçamento de obras, orçamento de obras planilha no excel, curso orçamento de obras fortaleza, orçamento de obras gratuito, orçamento de obras de sergipe, orçamento de obras software, orçamento de obras online gratis, curso de orçamento de obras natal rn, norma para orçamento de obras, planilha orçamento de obra xls, conhecendo o orçamento de obras, orçamento de obra definição, planilha com orçamento de obra, questões de concurso orçamento de obras, orçamento de obras curso online, orçamento de obras murilo reis, orçamento de obras rs, orçamento de uma obra residencial pdf, orçamento de obras livro pdf, orçamento de obras rodoviárias e pavimentação urbana com o novo sicro, curso orçamento de obras 2019, orçamento de obra simples, orçamento de obras engenharia civil, orçamento obras mais, orçamento de obras exemplos, curso de orçamento de obras youtube, curso de orçamento de obras industriais, planilha de orçamento de obra 3.0, orçamento de obra livro pdf, curso de orçamento de obras ibec, curso orçamento de obras e levantamento de quantitativos, curso de orçamento de obras belem, orçamento de obras custos diretos e indiretos, orçamento de obra sinapi, curso de orçamento de obras udemy, questões de orçamento de obras, orçamento de obras ms project, orçamento de obras curva abc, orçamento de obras preço de venda, orçamento de obras rodoviárias pdf, orçamento de obras 2b, orçamento de obra em ingles, orçamento de obras freelancer, orçamento de obras tcc, orçamento de obra artigo, orçamento de obras de saneamento, como preparar orçamento de obras 3 edição pdf, orçamento de obras em foco um novo olhar sobre a engenharia de custos pdf, orçamento de obras na pratica, orçamento de obra word, curso de orçamento de obras ipog, curso orçamento de obras gratuito, orçamento de obras fundação, curso orçamento de obras ycon, orçamento de obras de pavimentação, orçamento de obras senai, orçamento global de uma obra, planilha orçamento de obras .xls, orçamento de obra rodoviaria, orçamento de mao de obra word, orçamento de obras bdi, orçamento de obras aldo dorea, orçamento de obras públicas tcu, curso orçamento de obras brasilia, orçamento de obra tabela sinapi, orçamento de obra tcc, orçamento de obras engenharia minuto, orçamento de obra de banheiro, curso de orçamento de obras rio de janeiro, orçamento de obra despesas indiretas, curso de orçamento de obras vitoria es, orçamento de obra lucro, orçamento de obra xls, orçamento e planejamento de obras e custos da construção, orçamento de obras em foco pdf cardoso, orçamento de obras com bim, orçamento de obra residencial pdf, honorários orçamento de obras, volare orçamento de obras, planilha de orçamento de obras integrada a sinapi, orçamento mão de obra e material, orçamento de obra metro quadrado, orçamento de obras hospitalares, orçamento obra mais, orçamento de obras tabela sinapi, quantitativo orçamento de obras, planilha para orçamento de obras xls, planilha de orçamento de obra 2020, orçamento de obras quanto cobrar, software para orçamento de obras volare, importância do orçamento de obras na construção civil, orçamento de obras canal da engenharia, orçamento de obras de terraplenagem, orçamento de obras para licitação, super planilha - orçamento de obras automático - versão 3.0, orçamento de obra arquitetura, orçamento de obra nbr, gestão e orçamento de obras, planejamento e orçamento de obras curso, orçamento de obras muro, como orçamento de obra, orçamento de obras ycon, orçamento de obras são paulo, orçamento de obras levantamento de quantitativos, curso de orçamento de obras na construção civil, orçamento de obras no revit, orçamento de obra video aula, orçamento de obra online gratis, orçamento de obras de infraestrutura, orçamento de obras gesso, orçamento de obras importancia, orçamento de obras curso gratis, orçamento de obras em ingles, orçamento de obras perfeito 2.0, software de orçamento de obras volare, curso orçamento de obras bh 2019, orçamento de obras videos, curso de orçamento de obras belo horizonte, como preparar orçamento de obras 3 edição, orçamento de obra banco de dados, orçamento de obras estimativo e detalhado, orçamento de obras sergipe, curso orçamento de obras vitoria, volare orçamento de obras download, orçamento de obra livro, orçamento de obras industriais, orçamento de obras tcpo, tabela de orçamento de obra 2019, orçamento de obras tijolos, orçamento de obras privadas, orçamento de obras ufpr, orçamento de obras ferramentas, curso orçamento de obras sao paulo, orçamento de obras salários, como preparar orçamento de obras mattos, orçamento de obras tcu, orçamento de obras material, orçamento de obras caixa economica, orçamento de obras curso gratuito, orçamento de obras e controle de custos em 5d, curso de orçamento de obras manaus, orçamento obras wc, curso orçamento de obras 2b, planilha de orçamento de obra 2018 xls, porque fazer orçamento de obra, orçamento de obras artigos, orçamento de obra o que é, orçamento de obras bim, planilha de orçamento de obra word, orçamento de obras doc, orçamento de obras em foco um novo olhar sobre a engenharia de custos, youtube orçamento de obras, orçamento de obra licitação, curso orçamento de obras alex, orçamento de obras terraplenagem, orçamento de obras serviços