LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Logística é a disciplina que trata do estudo de fluxo de bens, materiais e informações entre as partes envolvidas em certo processo desde a aquisição até a entrega e armazenagem do produto. Além da importância da logística no planejamento, ela é fator decisivo na economia do empreendimento, tornando-se imprescindível para um ótimo projeto.

 A construção civil sempre se preocupou e objetivou a importância das técnicas construtivas e questões relacionadas ao estudo tecnológico das construções, deixando de lado a relevância da logística nos processos e fluxo de bens e serviços.

 Atualmente, a busca pela economia e competitividade no mercado na hora de construir é fator diferencial da empresa que leva o estudo da logística em conta em seu planejamento. Este trabalho objetivou o estudo teórico dos conceitos da logística e sua aplicação prática em diferentes canteiros de obras. O levantamento de dados foi feito através de visitas realizadas a três obras.

 Após o estudo conceitual da logística e sua aplicação na construção civil, um paralelo foi montado entre a teoria e os dados coletados durante as visitas e acompanhamento das obras. Conclui-se com uma análise comparativa cruzada entre os três estudos de caso em suas principais variáveis logísticas: informação, transporte e estoque.

Com a expansão do setor de construção civil, criou-se uma divisão focada na logística de canteiros de obras. Toda a atenção deste setor esteve voltada para os aspectos técnicos dos projetos e a preocupação direta com a cadeia de suprimentos nem sempre fora satisfatória, podendo acarretar em aumento dos custos de produção e redução da produtividade.

 O know-how na área de logística, somado ao auxílio de sistemas de informação, permite uma melhor preparação para mapear todo o fluxo de materiais no canteiro de obras, assim como as atividades executadas, permitindo otimizar os processos e garantindo a redução de prazos, custos, perdas e desperdícios.

 Com este objetivo, serão analisadas três obras de construção civil, relacionando-as à literatura existente na área de logística e verificando-se se os métodos utilizados nos canteiros condizem com o melhor planejamento e troca e movimentação de materiais e informações possíveis, a fim de reduzir tempo e custos na obra. Este estudo será desenvolvido no LALT (Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes – UNICAMP).

 O tema foi escolhido como trabalho final de curso devido à importância e atualidade da questão de logística não somente no canteiro de obras, mas no planejamento de qualquer serviço e empreendimento a ser realizado. Além da importância para o setor da construção civil, este trabalho permitirá ao pesquisador estudar com mais profundidade a temática e analisar na prática os conceitos adquiridos nas disciplinas de transportes e logística atendidas na graduação e na ênfase (DGT – Departamento de Geotecnia e Transportes – UNICAMP). 

Está gostando do conteudo? Clique aqui e baixe o PDf completo grátis