Etapas de Orçamento de Obras

Etapas de Orçamento de Obras

Etapas de Orçamento de Obras

O que é necessário para orçar uma obra?


 Além do profissional orçamentista, é necessário que tenha projetos, ou seja, o conjunto de peças técnicas, gráficas que são as plantas, aliado as especificações técnicas. Exemplo, ao olhar uma planta consigo ver facilmente onde tem uma parede, agora eu só vou saber, por exemplo, que tipo de material é a parede. qual é o traço da água, a argamassa utilizada, qual tipo de pintura, o tipo de revestimento cerâmico se, junto das partes gráficas das plantas, também olhar as especificações técnicas.

Quanto mais completo os projetos mais detalhados, menores as chances de erro, quero agora chamar sua atenção, uma situação que vai mostrar o quanto que o orçamento de obra pública agora é complexo. Porque a lei brasileira hoje, a lei de licitações a 8666 93, ela diz que eu posso fazer uma licitação com base apenas no orçamento básico, então veja bem eu tô aqui dizendo para  fazer um orçamento de obras completo e preciso, eu preciso de um projeto detalhado e a lei diz que eu posso ir para uma licitação com o projeto básico.

Então aí nós vemos né a complexidade de realmente as obras públicas acontecerem. É porque realmente a muito furo neste orçamento, devido aos projetos não estarem bem detalhados, então na maioria das vezes esse projeto vai sendo feito no decorrer da obra, e isso vai gerando os famosos aditivos.

Então quando vemos aí obra do maracanã, estava previsto por 300 milhões, terminou em 1 bilhão. Sabe o que aconteceu? O orçamentista fez um projeto básico, na hora que a pessoa começa a mexer começa a descobrir outras coisas que precisam ser construídas ou reformadas, e isso vai gerar um grande impacto no orçamento da obra, prejudicando assim o erário, o cofre público, os impostos que nós pagamos.

O esqueleto de um Orçamento


 O esqueleto do orçamento ele é baseado em três grandes grupos:

CUSTOS DIRETOS


 Os custos diretos são os serviços necessários para executar a obra, de modo que eu vou analisar o projeto, então vou extrair quais são os serviços necessários para executar aquela, obra de acordo com o projeto e com as especificações. Para que eu consiga executar um serviço eu preciso de três coisas:

  •  os materiais;
  • mão de obra que vai executar esse serviço;
  • equipamentos.
 O que vai entrar no custo da mão de obra?
 No custo da mão de obra vai entrar os salários, os encargos sociais, e os
encargos complementares. 

 Os custo diretos são serviços, nós temos material, mão de obra e equipamentos.

CUSTOS INDIRETOS


 Os custos indiretos sejam talvez o mais difíceis de mensurar, porque eu não consigo extrair do projeto, depende muito da situação de cada obra e da gestão de cada empresa. Os custos indiretos são todos aqueles custos que eu vou ter uma obra, e que não são serviços. Como por exemplo o canteiro de obra, para fazer a obra precisa de toda uma estrutura que é o canteiro de obras para que essa obra aconteça, a administração do local da obra é outro exemplo, um engenheiro ou técnico de segurança técnico de edificações, o mestre de obras, são uma equipe que não estão envolvidas na execução diretamente, mas são necessários para que a obra aconteça.

 Outro exemplo a mobilização e desmobilização de equipamentos, para eu poder fazer uma obra preciso mobilizar alguns equipamentos, levar uma betoneira para aquele local, instalar, depois ao final da obra desmobilizar, ou seja, retirar aquele equipamento da obra, então esses são os custos indiretos. Além disso nós temos as taxas, à própria manutenção do canteiro de obras, a conta de luz, água, telefone, internet, etc...

 Observe a complexidade, a dificuldade que temos para quantificar isso, temos que ter um olhar muito específico para o tipo de empresa, a localidade, e a gestão da empresa. Exemplo, vamos imaginar que vai fazer uma obra em um município distante você será o engenheiro, então você não vai lá todo dia, então você pode até diminuir o valor do do engenheiro no orçamento, mas em compensação terá que aumentar o valor de transporte, hospedagem, alimentação naqueles momentos em que você vai até o canteiro.  Esses custos vão entrar nos custos indiretos.

BDI


 Além dos custos diretos e dos custos indiretos a última parte que nós temos é a do BDI. O BDI é um conceito que também vem evoluindo bastante ao longo do tempo, então a forma de calcular ele vem mudando bastante.

O que está incluso no BDI?

  Estão inclusas as despesas indiretas, que é diferente do custo indireto, está incluso também o lucro da empresa. Claro toda empresa, todo mundo que investir seu dinheiro em algum negócio, pretende auferir lucro.

 Das despesas indiretas hoje, para obras públicas, orçamento de obras públicas, o que pode estar incluído?

 Pode estar incluído apenas à administração central que é o custo do escritório da empresa que será rateado entre as obras que a empresa tem, vai entrar os riscos, portanto a gordurinha da obra, a gordurinha do orçamento que é para contemplar aquilo que eu não consegui prever, ou seja, aqueles fatos inusitados, aqueles fatos inesperados que vão acontecer durante a execução da obra que não consegui orçar.

 Eu preciso também em alguns casos, se for exigência do edital, ou do meu contratante, eu posso também será obrigado a contratar seguros para a obra, ou depositar recursos em garantia que eu vou retirar no final da obra.

 Tem também as despesas financeiras. O que serão  essas despesas financeiras?

É todo o custo que eu tenho ao gastar meu dinheiro aplicando numa obra. Então vamos imaginar o seguinte, o dinheiro estava no banco rendendo, no momento em que eu tiro aquele dinheiro para poder comprar o material de uma obra, o meu dinheiro deixou de render, e, eu só vou receber o dinheiro referente à compra daquele material depois de um tempo quando eu aplicar esse material, ou seja, vou transformar aquele tijolo que comprei numa parede. Aí sim vou poder cobrar do meu cliente, ora o tempo decorrido entre sacar o dinheiro do banco onde, ele deixou de receber rendimentos, e eu receber o dinheiro do pagamento daquele serviço, tem um lapso temporal aí, então para que eu possa ter um retorno perdido daquele investimento, eu vou aplicar no meu BDI, a chamada despesas financeiras.

Os impostos


 Os impostos que vou citar aqui, são os impostos sobre a obra, sobre a nota fiscal, toda vez que eu for emitir uma nota fiscal de um serviço, executado eu vou recolher pós que são o ISS é um tributo municipal. o PIS e COFINS que são tributos federais e em alguns casos, pode ser necessário incluir a CPRB que é a contribuição previdenciária sobre a receita bruta, que ocorrerá sempre que a minha empresa optar pelo regime desonerado. 

Lucro


 É importante perceber que se errar o orçamento, se computar ou calcular de forma errada, se identificar de forma errada os serviços, e precisar gastar mais, isso começará a corroer o lucro. Então veja como é, pretendo ter uma margem de lucro mas, se fizer um orçamento errado, esse lucro vai começar a diminuir, até o ponto em que terá prejuízo para finalizar aquela obra.

 Olha o tamanho da responsabilidade do orçamentista. Se ele errar os cálculos, errar os levantamentos, não identificar alguma etapa, não identifica algum serviço, ele pode gerar um grande prejuízo à empresa, e por conseqüência vir a ser punido por isso.