Apostila Tecnologia dos Materiais

apostila materiais

Apostila Tecnologia dos Materiais



Os materiais estão intimamente ligados à existência
da espécie humana. Desde o início da civilização os materiais e a energia são usados com o objetivo de melhorar o nível de vida do ser humano. 


Atualmente, existe uma grande quantidade de materiais, sendo os de uso mais freqüentes: pedra, madeira, cimento, aço, plástico,vidro, borracha, alumínio, cobre e papel. 


A produção e a transformação de materiais em bens acabados constituem uma das mais importantes atividades de uma economia moderna. Aos engenheiros cabe conceber a maioria dos produtos fabricados e definir as tecnologias necessárias para a sua produção. 


A manufatura de um produto requer uma etapa de
planejamento de produção, onde são selecionados diversos materiais, de acordo com custos e, principalmente, com as necessidades técnicas exigidas. A elaboração desta etapa exige do seu responsável a noção das estruturas internas e das propriedades dos materiais, pois esses conhecimentos permitem prever o comportamento do material em serviço, bem como possibilita programar e controlar as suas propriedades e características. Tais conhecimentos,portanto, tornam os engenheiros aptos a selecionar os mais adequados materiais para cada aplicação, e a serem capazes de desenvolver os melhores processos de produção.

Para baixar a apostila, clique aqui!


Veja também:


Fundamentos de Ciência e Engenharia de Materiais