Apostila de Construção de Edificios

apostila técnico em edificações


Apostila de Construção de Edificios



INTRODUÇÃO E CONCEITOS DIVERSOS



 Indústria da construção Conjunto de atividades que visa a realização de obras de construção de acordo com as necessidades de moradia, trabalho e desenvolvimento do homem, utilizando ou adaptando-se aos recursos naturais e tecnologia disponíveis. Tipos de obras: Obras de edificação, viárias, hidráulicas, sistemas industriais, urbanização, diversas (minas, contenções, etc.). Edificação: habitacional, comercial, industrial, cultural e esportiva, estações e terminais, assistência médica e social, outras. 

Tipos de construção de edificações segundo a natureza do sistema construtivo ARTESANAL: Utiliza métodos e processos empíricos e intuitivos. Comum nas construções rurais, com técnicas e arquitetura nativas.

 TRADICIONAL: Predomina nas áreas urbanas, utilizando métodos e processos da construção civil normalizada. 
TRADICIONAL RACIONALIZADA: Aprimorada pela racionalização, padronização e modulação, com maior grau de normalização. 
INDUSTRIALIZADA: Estágio mais avançado da Tradicional Evoluída. Caracteriza-se pela montagem de componentes pré-fabricados. 1.3 - Sistema, método, processo e técnica construtiva 
SISTEMA CONSTRUTIVO: organização completa de execução de obra, mediante a conjugação de materiais, equipamentos e componentes construtivos. 

Exemplos: 
  • Estrutura de concreto armado, com fechamento dos vãos em alvenaria. 
  •  Alvenaria estrutural.
MÉTODO CONSTRUTIVO: Conjunto de preceitos que regulam uma série de operações construtivas, efetuadas segundo determinadas normas. Ex.: Normas da ABNT para cálculo e execução de concreto armado. 

PROCESSO CONSTRUTIVO: Sequência de ações no canteiro de obras para a execução de um sistema. Ex.: Operações básicas para obtenção do concreto – dosagem, mistura, transporte, lançamento, adensamento, cura. 

TÉCNICA CONSTRUTIVA: Operações e artifícios usados para possibilitar e facilitar o andamento dos processos construtivos, adaptando-os às condições particulares e locais de cada obra através da adoção de práticas, pequenas máquinas, equipamentos e ferramentas já conhecidas e outras improvisadas durante a construção. Ex.: Uso de padiolas de madeira no preparo do concreto, uso de um determinado sistema de formas e escoramentos. 

Fases de um empreendimento de construção civil 


PLANEJAMENTO: O QUE, POR QUE e COMO fazer. PRODUÇÃO: QUANDO e COM QUE fazer. FUNCIONAMENTO: OPERAÇÃO, USO e MANUTENÇÃO do produto final.


Você poderá gostar também de:


Simplificando o Levantamento Topográfico


  PLANEJAMENTO: 
 Definição de objetivos. 
 Estudos de viabilidade e desenvolvimento do projeto em suas várias etapas - conceitual, básico, definitivo, de execução. 
 Estabelecimento das atividades necessárias ao empreendimento, bem como sua sequência e/ou simultaneidade e interdependência, com o auxílio de técnicas de planejamento (ex.: programa MSProject).

 Projeto Conceitual: Coleta de informações para avaliação das chances de se alcançar o objetivo definido. Ex.: Pesquisa de mercado, estudo da legislação - código de obras e lei de uso do solo do município.
Projeto Básico:  Análise de alternativas para o projeto de tamanho, localização, calendário, sistema e métodos construtivos.  Orçamentos (estimativos).

 Projeto Definitivo (arquitetura e engenharia): Escolha de uma alternativa e seu detalhamento para exame por órgão financiador e pela administração municipal. Ex.: Plantas (cortes, fachadas, etc.). 

Projetos de Execução ou Projetos para Construção: Projeto estrutural, projetos de instalações (elétrico, hidráulico, gás, etc.).

Para baixar a apostila, clique aqui!