Simplificando o Levantamento Topográfico


Os instrumentos mais importantes para um levantamento topográfico são os Níveis e as Estações Totais, os quais são destinados aos trabalhos de rotina da engenharia. Algumas respostas sobre como e quando utilizá-los serão encontradas aqui.

Quais são as principais características destes instrumentos? 

• O que deve ser levado em conta ao se realizar medições com um Nível ou com uma Estação Total? 
• Quais são as conseqüências dos erros dos instrumentos? 
• Como esses erros podem ser reconhecidos, determinados e eliminados? 
• Como são realizados os levantamentos topográficos mais corriqueiros?


Para Baixar a apostila, clique aqui!






O uso dos Níveis e das Estações Totais é ilustrado por uma série de exemplos práticos. Além disso, são também descritos os programas aplicativos incorporados às Estações Totais modernas fabricadas. Esses programas facilitam as tarefas de levantamento. De posse do conhecimento contido neste guia, e com a ajuda do manual do usuário, é possível realizar os trabalhos de campo de uma forma segura e eficiente. Este guia não descreve todos os equipamentos disponíveis atualmente no mercado, como também não faz referência a características individuais. Esses informações podem ser obtidas nos manuais dos equipamentos!










O Nível




Um Nível é essencialmente constituído por uma luneta que pode ser rotacionada ao redor de um eixo vertical; ele é usado para criar uma linha de visada horizontal de maneira a permitir a determinação de diferenças de altitudes e a realização de locações de pontos. Os Níveis da Leica Geosystems são também equipados com um círculo horizontal que é muito útil na locação de ângulos retos, como por exemplo, no levantamento de seções transversais. Além disso, os Níveis podem ser usados para a determinação ótica da distância com uma precisão de 0.1 a 0.3 metros.




A Estação Total




Uma Estação Total é constituída por um teodolito com um distanciômetro e um coletor de dados acoplados, podendo dessa maneira medir e gravar ângulos e distâncias ao mesmo tempo. As Estações Totais eletrônicas atuais possuem um distanciômetro óptico-eletrônico (EDM) e um dispositivo de varredura de ângulos eletrônico. As escalas codificadas dos círculos horizontal e vertical são varridas eletronicamente e, em seguida, os ângulos e as distâncias são exibidos em um visor digital. A distância horizontal, a diferença de cota e as coordenadas são calculadas automaticamente e todas as medições e informações adicionais podem ser gravadas na memória interna ou através de um dispositivo externo denominado caderneta eletrônica. As Estações Totais da Leica são fornecidas junto com um pacote de programas que facilitam e aceleram as tarefas de levantamento. As características principais desses programas são apresentadas no tópico "Programas Aplicativos”. As Estações Totais devem ser usadas sempre que for necessário determinar as posições e as cotas ou somente as posições dos pontos.